Alinhamento de alíquotas


O cenário atual, com constantes mudanças tributárias, exige um acompanhamento periódico, quase que diário, da legislação. Entretanto, são tantas as atividades no dia a dia do varejista, que torna quase impossível dedicar tempo à essa rotina. É claro que o contador é de grande ajuda, mas uma empresa especializada nestas informações, pode ajudar e resolver muitos problemas neste cenário de mudanças.

Muitas vezes, a rotina do empresário brasileiro é repleta de compromissos e crises que precisam ser solucionadas com urgência máxima. É por isso que as empresas acabam deixando a tributação de produtos a cargo exclusivamente de seus contadores, que muitas vezes são terceirizados.

Entretanto, em um cenário competitivo e de recessão econômica como o que enfrentamos, é preciso, mais do que nunca, compreender quanto do seu preço final é composto por impostos e tributos: só assim você poderá ajustar sua margem de lucro e ganhar competitividade sem perder seu amparo legal.

Além de permitir um melhor ajuste de suas margens de lucro, uma compreensão melhor da tributação vai evitar que sua empresa pague impostos a mais, ajudando no corte de custos desnecessários.

Quando falamos de varejo, é impossível ter uma gestão eficiente sem um cadastro de produtos atualizado e corretamente classificado. Aqui, um controle minucioso e detalhado da tributação incidente sobre cada item é fundamental.

Portanto, é sempre interessante realizar um investimento na formação de uma equipe interna dedicada a fazer esse controle ou na contratação de empresas terceirizadas especializadas que possam realizar essa classificação por você — deixando seu pessoal livre para focar nas atividades próprias do negócio.

É possível, inclusive, que a contratação de equipes terceirizadas represente uma economia de recursos significativas.